Abrir menu de acessibilidade

Perguntas Frequentes

Esclareça suas dúvidas de forma rápida e transparente

Perguntas Frequentes

Confira as respostas para as principais dúvidas.

TIC Trens

Das 4h à meia-noite, diariamente.  


Os endereços das estações da Linha 7-Rubi podem ser consultados na seção Situação das linhas por meio do aplicativo e do site oficial da TIC Trens. Acesse Linha 7-Rubi e Estações e clique na estação que desejar, diretamente no mapa.

A Linha 7-Rubi conta com cobertura de sinal de celular em todo o trajeto, podendo haver variações de disponibilidade em alguns trechos, como, por exemplo, durante a passagem em túneis. 

Você pode ficar por dentro das atualizações operacionais e principais notícias por meio do aplicativo e do site oficial da TIC Trens.

O transporte de animais de estimação é permitido, seguindo algumas regras específicas.
De segunda a sexta-feira, o transporte não é permitido das 6h às 10h e das 16h às 19h. Já aos sábados, domingos e feriados, o acesso é liberado durante todo o horário de operação comercial.
Os animais devem ser transportados em container de fibra de vidro ou material similar resistente, sempre limpo e sem vazamentos. Recomenda-se que o container tenha uma etiqueta com o nome e telefone do tutor para facilitar a identificação, se necessário. As dimensões máximas permitidas são 45 x 60 x 35 cm, e o animal deve pesar até 10 kg.
Não é permitido o transporte de animais em desacordo com a legislação vigente (Leis Estaduais nº 10.784/01 e nº 16.930/19), nem de animais ferozes ou peçonhentos.
Os cães-guia têm acesso liberado em qualquer dia e horário, tanto no auxílio a pessoas com deficiência visual quanto durante o período de socialização e treinamento.

Os bicicletários da Linha 7-Rubi funcionam todos os dias, das 4h à meia-noite, acompanhando o horário de operação da linha.

Os bicicletários disponíveis na Linha 7-Rubi estão localizados nas estações Vila Aurora, Franco da Rocha e Caieiras.
Os endereços das estações da Linha 7-Rubi podem ser consultados na seção Situação das linhas por meio do aplicativo e do site oficial da TIC Trens. Selecione 7-Rubi e, em seguida, a estação desejada.

Você pode entrar em contato com a TIC Trens pela Central de Atendimento (0800 007 0670), WhatsApp: (11) 91976-2794 ou pela seção Fale Conosco por meio do aplicativo e do site oficial da TIC Trens.



A Central de Atendimento telefônico funciona de segunda a sexta-feira, das 6h30 às 22h, e aos sábados e domingos, das 8h às 18h.

Ao registrar uma solicitação (telefone ou Fale Conosco), você receberá um número de protocolo. Com esse número, basta entrar em contato com a Central de Atendimento para consultar o status, os prazos e o histórico de interações.

Central telefônica: atendimento em tempo real, durante o horário de funcionamento.

E-mail: retorno em até 48 horas úteis, após o recebimento da mensagem, do número de protocolo, para acompanhamento da manifestação.

Denúncias e irregularidades devem ser registradas por meio do formulário específico disponível no site da concessionária, na aba Transparência & Privacidade, acessando o Canal de Ética e Denúncias.

Telefone: número 0800 007 0670.
Formulário online: disponível na seção Fale Conosco do site oficial da TIC Trens ou no aplicativo.






Ao registrar sua manifestação na Central de Atendimento, ela é formalizada e encaminhada ao setor responsável em até 3 dias úteis. Você receberá um número de protocolo por e-mail ou SMS, que permitirá acompanhar todo o andamento do seu caso.
A Ouvidoria atua de forma independente e comprometida com a transparência. O prazo máximo para análise e resposta é de 30 dias corridos, contados a partir do registro. Caso seja necessária uma prorrogação, você será informado, com a devida justificativa e nova previsão de resposta.

Sim. A Ouvidoria garante o sigilo e o anonimato do manifestante, caso você prefira não informar seus dados pessoais. Mesmo de forma anônima, é importante descrever o máximo de detalhes possível para que a análise e a apuração sejam realizadas com eficiência e cuidado. É importante salientar que, em caso de denúncias anônimas, não é possível a complementação das informações, se necessário, também não sendo viável o envio de respostas ao manifestante.

Você pode acompanhar o andamento da sua manifestação entrando em contato com a Central de Atendimento pelo telefone 0800 007 0670 e informando o número de protocolo recebido.
Com ele, é possível consultar:
• O status atual da solicitação (em análise, em tratamento ou concluída);
• O prazo remanescente para resposta;
• O histórico de interações e retornos registrados.

Central de Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 6h30 às 22h, e aos fins de semana, das 8h às 18h.
Ouvidoria: de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

Fica localizado na Estação Palmeiras-Barra Funda e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, exceto feriados.

Se você perder algum objeto em trens ou estações da Linha 7-Rubi, procure a Central de Achados e Perdidos, localizada na Estação Palmeiras-Barra Funda. O atendimento é realizado em horário comercial.
Você também pode entrar em contato com a Central de Atendimento da TIC Trens pelo telefone 0800 007 0670 para verificar se o item foi localizado.
Caso encontre um objeto perdido, entregue-o a um Agente de Atendimento e Segurança na estação da Linha que desejar. Ele fará o registro e encaminhará o item à Central de Achados e Perdidos.

Você pode se candidatar às vagas disponíveis ou se inscrever em nosso banco de talentos pela plataforma de recrutamento da concessionária. Também compartilhamos oportunidades e novidades sobre o time no LinkedIn oficial da TIC Trens.

Os trens são Hyundai Rotem Série 9500.

Sim, os trens da Série 9500 contam com sistema de ar-condicionado.

Sim. Os trens da Série 9500 são equipados com espaços reservados, assentos preferenciais demarcados e sinalização tátil, garantindo acessibilidade para os passageiros.

Sim. O uso é preferencial para pessoas com deficiência, ou mobilidade reduzida, pessoas com crianças de colo, idosos a partir de 60 anos, gestantes e pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), além de passageiros obesos.

A anonimização é o processo irreversível pelo qual removemos ou substituímos todos os elementos que possam identificar você, direta e indiretamente. Após concluído o processo de anonimização, o registro perde totalmente o vínculo com sua identidade e não pode ser revertido.

Como Solicitar a anonimização?
Caso deseje exercer esse direito e solicitar a anonimização completa do seu cadastro em nossos sistemas, entre em contato com a nossa Encarregada de Dados Pessoais (DPO) pelo e-mail: dpo@tictrens.com.br com o assunto: “Solicitação de Anonimização de Dados”.
No corpo da mensagem, inclua:
- Seu nome completo (para confirmação da identidade);
- O e-mail associado ao cadastro que deseja anonimizar;
- A confirmação de que está ciente que, após a anonimização, não será possível recuperar histórico de uso, pedidos ou reativar a conta.

Após a anonimização, manifestações futuras enviadas pelo Fale Conosco serão tratadas de forma anônima, pois não teremos mais acesso aos seus dados cadastrais. Ainda assim, todas as mensagens continuarão sendo analisadas e consideradas para aprimoramento dos serviços prestados.

Prazo de Atendimento:
A solicitação será analisada e processada pela nossa DPO, e o procedimento será concluído em até 15 dias úteis a partir da confirmação da identidade.

Atenção:
Em algumas situações somos obrigados a manter determinados dados enquanto durar a utilização do serviço, conforme exigências legais ou regulatórias. Nesses casos, somente os dados estritamente necessários serão mantidos, e os demais serão imediatamente anonimizados.