Abrir menu de acessibilidade

Inovação

Tecnologia e cultura para a mobilidade urbana

Acreditamos que a inovação nasce da colaboração e da curiosidade.

Da operação ao passageiro, aplicamos novas tecnologias e ideias que melhoram a experiência de quem utiliza e de quem faz o transporte metropolitano.

Iniciativa que conecta estudantes a desafios reais do setor ferroviário e fortalece a cultura de inovação da TIC Trens

Como forma de transformar inovação acadêmica e estimular a criatividade, a TIC Trens firmou uma parceria com o Inteli (Instituto de Tecnologia e Liderança), unindo expertises para levar mais conhecimento aos estudantes de forma prática. A iniciativa conecta alunos aos desafios concretos da mobilidade urbana e visa estimular a criatividade para o desenvolvimento de soluções tecnológicas com potencial de serem aplicadas nas operações e nas manutenções das linhas operadas pela concessionária.

A parceria adota um modelo de ensino baseado em situações e projetos reais, no qual equipes multidisciplinares de alunos desenvolvem novas tecnologias e contam com o acompanhamento técnico dos profissionais da TIC Trens ao longo dos cursos.

Estação Água Branca – principal hub de mobilidade paulista

Seremos responsáveis pelas obras de modernização e ampliação da estação Água Branca, que atualmente atende cerca de 30 mil pessoas no horário de pico, será um dos principais hubs de mobilidade do Estado, interligando as Linhas 7-Rubi, 8-Diamante e 9-Esmeralda da CPTM, as Linhas 3-Vermelha e 6-Laranja do Metrô, além do TIC Eixo Norte (Campinas) e TIC Eixo Oeste (Sorocaba).

As obras de ampliação da estação incluem a implantação de plataformas para atender o Trem Intercidades (TIC) Eixo Norte, além dos trens da Linha 9-Esmeralda e do futuro TIC Eixo Oeste. Também está previsto o remanejamento da Linha 8-Diamante entre as estações Barra Funda e Lapa, que permitirá que esse ramal também acesse a Água Branca.

Considerando a complexidade do projeto, as obras serão faseadas: na primeira fase ocorrerá o atendimento da integração da Linha 6-Laranja com a Linha 7-Rubi, previsto ainda para o segundo semestre de 2026; na segunda fase ocorrerá a integração com as Linhas 8-Diamante, 9-Esmeralda e o TIC Campinas; e a terceira fase será a preparação para a conexão com a Linha 3-Vermelha e o TIC Sorocaba.